Área de Eletrônica encontra cada vez mais campo para se ampliar


Originalmente publicado em Boletim Monitorando,  29 de outubro de 2010

Técnico, que sempre teve vasto mercado para atuar, está ganhando ainda mais espaço com as novas tecnologias; é importante aprender a interpretar texto

Os profissionais da área de Eletrônica têm muito o que comemorar neste 5 de novembro, dia do Técnico em Eletrônica e Telecomunicações. Trata-se de um setor profissional com farta demanda de mão de obra há várias décadas, e que continuamente encontra espaço para ampliar-se ainda mais. Afinal, a cada dia, novas necessidades relacionadas a essa profissão surgem no mercado de trabalho.
Com o surgimento da telefonia celular no Brasil, por exemplo, o setor ficou ainda mais atraente para os técnicos. Sem falar nos clássicos campos de atuação em indústrias, concessionárias de energia elétrica e telefonia fixa, empresas de projetos elétricos, de manutenção, de instalação e montagem, hospitais, empresas de informática, telecomunicações e emissoras de TV e rádio.

“Grande parte dos Técnicos em Eletrônica estão voltados para a área de instalação e manutenção de sistemas de telecomunicações. Porém, o mercado de telecomunicações necessita de uma grande disponibilidade para viagens, fazendo com que haja grande dificuldade de aprimoramento de estudos. Os mercados mais estáveis estão na área de automação de sistemas e manutenção, voltados para as áreas alimentícia, petroquímica e medicinal”, explica Thiago Vieira, professor do curso Técnico em Eletrônica no Instituto Monitor.

Atualização

Manter-se atualizado é uma forma de crescer no mercado, e o técnico não pode se prender apenas aos conhecimentos restritos à profissão. Valoriza-se, além de uma boa base de conhecimentos gerais e alguns específicos, boa comunicação escrita e verbal (como em todas as profissões, e no caso de Eletrônica, para quem duvida, é imprescindível ter bom texto para desenvolvimento e interpretação de manuais de linguagem de programação e documentos afins). Ainda é importante o comportamento adequado no local de trabalho (também regra geral nas corporações, para todas as funções).

“Em muitos casos, o técnico pode fazer com que a relação entre cliente e empresa prestadora de serviço se deteriore apenas por sua maneira de agir”, comenta o professor Vieira sobre as questões relacionadas ao comportamento.

Um Técnico em Eletrônica necessita desenvolver certas habilidades durante seu processo de formação. “Precisa possuir uma linha de pensamento lógico bem apurada, vontade de querer aprender mais. A tecnologia vem sendo aprimorada a todo instante e o técnico não pode ficar para trás; para isso, precisa ter uma excelente base de conhecimentos em sua formação. Quanto melhor sua formação acadêmica, mais fácil se torna seu aprimoramento”, orienta o professor Vieira.

About these ads

2 pensamentos sobre “Área de Eletrônica encontra cada vez mais campo para se ampliar

  1. Pingback: Área de Eletrônica encontra cada vez mais campo para se ampliar … | Vivo Media Group

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s