O que um coworking precisa ter para funcionar corretamente


O que um coworking precisa ter para funcionar corretamente
O coworking é um modelo de negócio que vai além da redução de custos e exige uma infraestrutura que possa comportar diversos tipos de negócio.
Quando uma empresa procura um local para se instalar ela quer aliar custo-benefício, boa localização e os melhores serviços para se concentrar apenas na estratégia.
Contudo, o mais importante é você entender qual o estilo de coworking se adéqua ao seu negócio. Dependendo do seu segmento e do seu público-alvo, sua empresa precisa se instalar em um local com ambiente profissional.
Também há o caso de startups formadas por empreendedores jovens e cujo produto ou serviço tem um apelo mais informal.
Apesar dessas diferenças, há características básicas que todo escritório compartilhado precisa ter para proporcionar qualidade e comodidade.
No intuito de ajudar você escolher o coworking que vai alavancar o seu negócio, enumeramos o que um escritório compartilhado precisa ter para funcionar corretamente:

1 – Oferece salas privativas que podem ser escaláveis

O coworking precisa dispor de salas privativas para que sua empresa possa reunir sua equipe e desenvolver suas atividades.
Com isso, o time pode criar inovações para seus clientes serem bem-sucedidos. Assim, seu empreendimento ganhará mais visibilidade e conquistará cada vez mais espaço em seu mercado de atuação.
Neste cenário, o crescimento será fomentado e o espaço da sala poderá se tornar muito pequeno para conter o desenvolvimento da equipe.
Novas contratações podem ser necessárias no intuito de atender melhor a clientela.
Por isso, essa estrutura deve ser escalável e comportar o progresso do seu negócio.
A facilidade de trocar uma sala menor por outra maior é importante para a equipe se adaptar com rapidez. O cliente nem será impactado por essa mudança!

2 – Proporciona redução de custos em diversos aspectos

Serviços de escritório e apoio operacional com equipes próprias são essenciais. Além de ter a sua disposição toda essa comodidade, empresa reduzirá sua folha de pagamento e focará na contratação de profissionais que trabalhem diretamente em seus projetos.
Investir em capital humano especializado é mais interessante para as empresas que querem dominar seu mercado de atuação.
Como a água, luz, internet e aluguel, assim como os gastos com manutenção, estarão embutidos em uma única cobrança, os custos são reduzidos.
O retorno desse investimento também é benéfico do ponto de vista comercial, pois a empresa ganha credibilidade, sem perder o conforto devido a boa localização.
Coworkings ficam em lugares estratégicos, próximos a vias importantes e várias opções de transporte.

3 – Mantém serviços importantes e segurança

Um banheiro sujo não pega bem quando um cliente visita e não ter como passar sua apresentação devido a um problema de internet ou de equipamento é a receita do fracasso!
Para fazer um bom trabalho, a empresa precisa dispor serviços básicos como recepção, limpeza e assistência técnica.
Durante o andamento das tarefas, também os coworkers precisam de café para manter os ânimos e incentivar a criatividade e de água que manterá a todos hidratados.
Assim, ter máquinas com café e água quente para, quem sabe, preparar um chá, são mais do que mimos.
A segurança é outro fator decisivo para um coworking para funcionar corretamente. O controle de entrada de pessoas evita roubos e furtos, além de manter o local livre de interferência externa e visitas de pessoas que não têm nada a ver com as empresas que estão ali.

4 – Oferece contratos flexíveis e atualizáveis

Quando uma empresa busca um endereço comercial ela pensa em um aluguel convencional.
Os contratos, nesse caso, têm duração longa e desnecessária, o que compromete a liberdade do negócio. Imagine precisar trocar de endereço devido ao aumento de suas demandas e a necessidade de aumentar a equipe e não poder fazer isso.
Sua empresa perderia muitos clientes por não poder comportar o crescimento, já que estaria presa a uma sala alugada sem estrutura e capacidade para receber mais pessoas.
Então, o coworking tem o papel de mudar essa situação! Escritórios compartilhados oferecem contratos flexíveis e que podem durar o tempo necessário para acompanhar seu crescimento.

5 – Tem estrutura de suporte a comunicação

Sem comunicação a empresa fica isolada! Uma equipe comercial precisa de telefone, o time de marketing digital sem internet não funciona e se não houver ninguém para atender ligações quando todo mundo estiver fora em um treinamento.
Com uma boa infraestrutura que compreenda telefonia e internet de alta performance sua empresa atenderá suas demandas com sucesso.
Poder conectar-se na rede wifi com simplicidade e navegar sem problemas é essencial em um escritório compartilhado.
Os coworkers precisam ter facilidade para se conectarem sem cabos e sem enfrentar lentidão devido ao número de pessoas utilizando a mesma conexão.
Caso seus clientes precisem entrar em contato em momentos em que a sala estiver vazia, o coworking contará com profissionais que possam atendê-los e anotar seus recados.
Com isso, a impressão será de profissionalismo e credibilidade e a clientela saberá que está lidando com uma empresa que mantém a comunicação transparente.

6 – Conta com ambiente agradável e área de convivência

O espaço precisa ser agradável para receber e conquistar os clientes. Não nada ser bonito e equipado com mesas e cadeiras confortáveis se não há como oferecer café e água.
Outro aspecto importante é poder conversar sem interrupções ou interferências de barulhos externos.
A área de convivência deve ser aconchegante e ser adequada para os coworkers tirarem uma pausa ou fazerem networking.
Por isso, o escritório compartilhado precisa ter um refeitório onde os colaboradores possam fazer suas refeições com tranquilidade.

7 – Proporciona eficiência operacional e produtividade

Contando com toda essa infraestrutura você pode se concentrar no que importa para o sucesso da sua empresa.
As tarefas são automatizadas dentro do coworking, pois seu time não precisará se preocupar se os suprimentos dos banheiros acabaram e falta açúcar para adoçar o café.
Quando uma sala privativa ou de reunião é alugada, ela já conta com mobiliário e esquema de fiação adequados para começar a trabalhar imediatamente.
Com essa facilidade para começar a trabalhar, sua equipe tem seu tempo otimizado e se torna mais eficiente e produtiva.

A melhor forma de saber se seu empreendimento pode florescer em um escritório compartilhado e visitar o local.
Reserve seu tempo e visite locais que tenham essas características para ver na prática o quanto esse modelo ajudará sua equipe a ser mais competente e ágil

Agora que você sabe o que um coworking precisa ter para funcionar corretamente, compreendeu o quanto um conteúdo bem escrito é importante. Se você quer um artigo como esse em seu blog ou site, peça um orçamento para ecosconteudo@zoho.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s