O Coworking é o futuro do trabalho


O Coworking é o futuro do trabalho

O coworking é um estilo de trabalho que envolve um ambiente de trabalho onde os recursos são compartilhados. O espaço comporta empreendedores, profissionais e empresas de áreas diferentes.

Esse modelo tem diversos diferenciais, como incentivar a produtividade muito mais que o modelo convencional de escritório, a redução de custos, facilidade de fazer networking e a localização estratégica.

De fato, o fenômeno do coworking acontece em todo o mundo e cria um novo tipo de força de trabalho que abrange a “Geração X” de 30 a 40 e poucos anos, a “Geração Y” de 20 a 30 anos e os mais novos conhecidos como “Geração Z”.

Em outras palavras, não se trata mais de idade ou localização, trata-se da paisagem mutável do emprego, impulsionada pela nova tecnologia de trabalho remoto e pelo surgimento de uma nova geração de espaços de coworking como o VIP OFFICE, que é mais do que uma conexão wi-fi e salas privativas.

Uma quantidade crescente de empresas está agora exigindo uma alternativa à estrutura corporativa típica, na qual os benefícios intangíveis, como contribuir para uma comunidade de pessoas afins e fazer parte de um propósito significativo, são as novas prioridades.

Isso atrai um tipo diferente de personalidade: aquele que está mais aberto à satisfação que vem ao criar seu próprio trabalho.

Ambientes como um coworking promovem ideias inovadoras e criam novas dinâmicas que são desenvolvidas em um ambiente colaborativo e de aprendizagem contínua.

 

Oportunidades de networking

 

Se você já esteve em um espaço de coworking deve ter notado que, ao contrário de um típico escritório, os colegas de trabalho geralmente começam a formar conexões e relacionamentos que de outra forma poderiam não ter ocorrido.

Por exemplo, se você é um programador ou artista gráfico, conectar-se com um profissional de marketing digital de uma agência pode ser a diferença entre um ótimo serviço produto sobre o qual o mundo nunca vai ouvir falar ou um ótimo produto que venderá muito.

Se você é um pouco introvertido para os encontros casuais, um dos outros benefícios do coworking é que muitos desses espaços colaborativos oferecem workshops regulares onde você pode aprender qualquer coisa, desde como criar um blog para marketing de mídia social, design digital, até fundamentos de empreendedorismo.

Em vez de precisar encontrar algum curso on-line aleatório ou especialista externo, como muitas empresas fazem, você está no ponto zero entre algumas das mentes mais criativas e empreendedoras em um ambiente que o prepara para o sucesso.

Embora haja toneladas de outras maneiras de conhecer pessoas que pensam como você e aprender, estar em um ambiente com pessoas que você conhece, gosta e confia pode fazer toda a diferença no mundo.

 

Como comparar o custo de coworking

 

Não há uma resposta fácil sobre como encontrar e escolher um espaço de coworking, pois isso depende do que é mais importante para você e o seu estilo de trabalho.

Alguns dos fatores que muitas pessoas consideram para escolher o coworking ideal são custo mensal, comodidades, largura de banda da Internet, seminários de treinamento, eventos de networking, impressora, salas de conferência, endereço postal, planos flexíveis, código de acesso privado etc.

O custo varia de cidade para cidade e de acordo com o plano escolhido (meio expediente ou em tempo integral).

Na maioria das grandes cidades existem dezenas de instalações de coworking para escolher, então você precisa mapear o seu dia de trabalho e alinhá-lo conseguir atender suas necessidades de trabalho. Ao considerar os custos, pense em quais recursos do coworking são mais importantes para você.

A velocidade e a confiabilidade da Internet são essenciais para ter uma reunião bem-sucedida. Por isso, quando fizer chamadas de vídeo do Skype e Google Hangouts para mostrar a criação de apresentações e treinamentos na tela, salve tudo na nuvem.

Alguns aspectos são difíceis de colocar um preço em como os desentendimentos com empreendedores são inestimáveis, pois eu nunca sei onde a próxima oportunidade incrível pode vir. Com isso dito, você também precisa ter em mente os intangíveis ou os benefícios do coworking que são difíceis de mensurar.

Exemplos destes podem ser o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, inspiração, felicidade, até mesmo o contato humano, que é um ponto de dor crescente com muitos nômades e empreendedores digitais.

O que você achou deste artigo? Se precisa de um conteúdo como esse escreva para ecosconteudo@zoho.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s