Como conservar a placa de vídeo do seu computador


Como conservar a placa de vídeo do seu computador

A placa de vídeo exige cuidados para manter sua vida longa e um bom desempenho tanto para quem usa seu computador para trabalhar quanto para se entreter. Também conhecida como placa aceleradora ou placa gráfica, tem a função de comportar um processador GPU (“Graphics Processing Unit”, ) e conta com uma memória responsável pelo desempenho do processamento gráfico.

É importante ressaltar que a qualidade depende muito da quantidade de frames por segundo (fps) que aparecem na tela e sua resolução. Por isso, conhecer os procedimentos certos evita danos a este importante componente do computador.

Continue lendo este artigo para descobrir como proteger a placa de vídeo do seu computador!

1 – Monitore a temperatura da placa de vídeo

Prestar atenção na temperatura da máquina é importante para conservar seu funcionamento. Contudo, o superaquecimento pode danificar tanto a placa de vídeo quanto os outros componentes do computador.

Assim, recomendamos que você use programas para acompanhar a temperatura, como o HWMonitor, Everest ou o Core Temp. Caso você não queira instalar nenhum programa, basta acessar as configurações na BIOS.

Além disso, preste atenção se há algo impedindo o fluxo de ar, pois isso também causa superaquecimento. Assim, organize cabos e fios próximos a placa de vídeo e faça uma limpeza periódica. Por último, sempre deixe a máquina próxima a lugares amplos e sem obstáculos.

2 – Fonte de alimentação

A fonte de alimentação de energia da placa de vídeo pode estar com algum problema e isso pode fazer a máquina desligar sozinha. Como as recomendações dos fabricantes podem ser de uma fonte com uma potência muito alta para o computador, vale a pena utilizar ferramentas, como o OuterVision para calcular o valor ideal. Além disso, você pode buscar a ajuda de um profissional para ajudar na escolha da fonte certa.

3 – Limpeza interna

A limpeza dos componentes internos do computador deve ser feita a cada seis meses. A placa de vídeo precisa estar limpa para não ser danificada, superaquecer ou ter um desempenho inferior. Como esse procedimento é delicado, não é indicado que seja feito em casa, a menos que o responsável pela limpeza tenha conhecimentos sobre o bom funcionamento do computador e saiba como limpá-lo.

4 –  Busque um especialista

Computadores são equipamentos que exigem um alto investimento e, por isso, manter sua integridade é importante para proteger o investimento. Tentar resolver o problema sem ajuda de um profissional pode prejudicar os componentes da máquina. É muito importante investir na manutenção preditiva, que visa prevenir a troca de peças ou, até mesmo, de todo o equipamento.

Contar com um profissional é fundamental para instalar a placa de vídeo, escolher a fonte de alimentação certa e fazer as configurações necessárias. Com isso, a performance será muito melhor e você não perde tempo com uma máquina parada por conta de uma manutenção corretiva.

Se você precisa de outro conteúdo como esse peça um orçamento para ecosconteudo@zoho.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s