Trabalhos acadêmicos

 

Jornal Mural

Jornal produzido no segundo semestre do primeiro ano da universidade. A intenção foi apresentar a estrutura de um jornal impresso. Foi cansativo, mas valeu a pena!

Para fazer o download, clique aqui.

 

Revista

 

Revista produzida durante o segundo semestre do segundo ano de minha graduação. Pode ser lida aqui.

Os textos que escrevi estão nas páginas 28-29 e 34.

 

Site

 

Panela Paulista é um projeto experimental dos alunos da Universidade São Judas Tadeu do Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. 3ASCNJO.

Acesse o site clicando aqui.

 

Livro-reportagem

 

Prefácio do livro

Apresentar um livro é tarefa complicada, ainda mais quando se trata de um tema como o que abordamos. Nesta obra, tratamos da vida de uma pessoa que foi privada de sua liberdade durante alguns anos, para pagar sua dívida com a sociedade por ter cometido alguns crimes.

Baseamos nossas pesquisas em dados estatísticos e notícias de jornais e revistas, além de sites jornalísticos. Aproveitamos para estudar as dificuldades encontradas por todo jovem de origem humilde e descobrimos que a linha entre o certo e errado é tênue quando uma criança vive em meio a pobreza. Na época da adolescência, o desejo por objetos caros como um tênis de marca, pode desencadear um comportamento criminoso.

A noção sobre como viver em sociedade, de acordo com as normas, é aprendida logo nos primeiros anos de vida, com uma figura que representa autoridade, como os pais. É importante colocar barreiras a um jovem para que ele se desenvolva de forma saudável e fique longe de problemas.

Outro fato que pode desvirtuar uma pessoa é receber o fardo de ser responsável por uma família logo cedo. A ânsia por manter uma casa, também contribui para criar revolta no adolescente, que preferia pensar apenas em si mesmo e usufruir das facilidades vividas por outros rapazes da mesma idade.

Na fase em que deveriam se dedicar aos estudos, frequentar baladas, namorar e conseguir o primeiro emprego, alguns jovens começam a roubar, pois esta parece ser uma forma fácil de obter coisas que demorariam algum tempo para conquistar por meio de trabalho.

A consequência desses atos é se tornar um adulto sem restrições morais, roubando o que quiser, sem considerar a quem está causando danos. Ao ser preso, este jovem conta com um sistema prisional que não cumpre o papel que lhe é destinado por lei, ou seja, o de reeducar e ressocializar o preso. Alguns presídios participam de programas que oferecem a oportunidade do preso trabalhar enquanto cumpre pena e reduzir o tempo de permanência atrás das grades.

Esse tipo de trabalho pode servir também para manter a família, recuperar a estima e a confiança da sociedade, além de reduzir alguns custo para a administração pública. Ao sair da prisão, cabe ao egresso definir suas metas para não voltar a cometer delitos, pois ele nem sempre pode contar com o apoio da sociedade. 

Clique aqui para fazer download

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s