Como criar uma loja virtual de sucesso


Há muito tempo é de conhecimento geral que a Internet é um ambiente adequado e prático para a geração de negócios. O segmento de lojas virtuais tem sido foco de investimentos dos mais diversos tipos de empreendedores, já que milhares de internautas podem acessá-las por meio de um simples clique. Nesse espaço é possível comercializar produtos convencionais, como roupas e calçados ou artigos destinados a públicos específicos como otakus, gamers, geeks e nerds.

Além disso, profissionais de diversos ramos podem encontrar produtos e equipamentos mais em conta e economizar dinheiro, como no caso de fotógrafos que têm a sua disposição sites para pesquisar, encontrar e adquirir equipamentos a um custo menor.

Segundo a consultoria e-bit, apenas em 2013, o mercado brasileiro de e-commerce faturou R$ 28 milhões. A pesquisa também revela que os compradores virtuais do Brasil são muito vaidosos, pois, em primeiro lugar, os produtos mais procurados são roupas e acessórios, seguidos por cosméticos e artigos para cuidados pessoais.

Mãos na massa

Para quem deseja abrir sua própria loja, oportunidades e apoio não faltam. Para começar é interessante procurar informações no Sebrae, que até editou uma cartilha com dicas e informações valiosas sobre a abertura de um e-commerce. Você pode acessar neste link.

O primordial ao criar uma empresa virtual é ter em mente que ela não é tão diferente de uma empresa física, pois depende de uma infraestrutura adequada para atender todo o processo de vendas. Por isso, deve-se investir e manter setores que todas as empresas normalmente têm como logística, contabilidade, marketing e recursos humanos. Confira alguns passos para criar sua própria loja:

Escolha o que vender e pesquise a demanda – o produto é o chamariz. Para lojas pequenas, o mais indicado é oferecer apenas um tipo de item, como livros sobre fotografia, cultura, informática ou idiomas. Já empresas grandes podem se arriscar e mostrar um portfólio mais diversificado composto, por exemplo, por revistas, livros e equipamentos eletrônicos. Também pesquise o público-alvo e encontre formas de tornar seu produto atraente e necessário ao consumo.

Endereço – há diversas opções pagas e até mesmo gratuitas para hospedar sua loja. Escolha o mais adequado aos seus objetivos (e orçamento), assim como o que melhor atenda as suas necessidades. Não se iluda e tenha em mente que seu empreendimento precisará de suporte, segurança e customização do visual da loja ao contratar um serviço de hospedagem.

Segurança: para evitar problemas como fraudes e invasão do banco de dados (que contém informações importantes dos clientes) é importante investir em uma certificação e outras medidas de segurança oferecidas por empresas especializadas.

Pagamento: quanto mais opções de pagamento a loja oferecer, mais chances de fechar uma venda e evitar o “abandono de carrinho”. De atenção a segurança oferecida ao seu cliente para que ele não desconfie de seu negócio. Procure serviços como o PagSeguro, que garante a compra, tanto para o comprador, quanto para você.

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